Como ter hortênsias bem coloridas que alegram o seu jardim

A hortênsia é uma flor absolutamente linda. É até uma das plantas ornamentais mais populares para jardins ou varandas. Sua particularidade? Brancas na base, dependendo do pH do solo, as hortênsias evoluem e metamorfoseiam revelando uma lista de cores cintilantes, oscilando entre rosa, vermelho, azul, roxo e verde. A cor das flores deste arbusto depende da acidez do solo em que você o plantou. Assim, as flores das hortênsias transformam-se completamente, como num passe de mágica! Com sua variedade de formas e diversidade de tonalidades, não é de admirar que sejam frequentemente apelidadas de “flores mágicas”.

Originária da Ásia e da América do Norte, esta planta resistente é por isso muito apreciada pelo seu aspecto camaleão. Suas flores elegantes decoram o jardim, mas também podem ser cultivadas em vasos. Como bônus, a hortênsia é fácil de cuidar e floresce abundantemente. Desde que seja regada com frequência!

Quer tirar partido das suas flores decorativas, perfeitas para embelezar o seu interior? Basta seguir estas dicas para cuidar bem das suas hortênsias e valorizar o seu jardim.

Quais são os segredos de uma hortênsia saudável e colorida? Contamos-lhe tudo.

A água

As hortênsias precisam de muita água, por isso regue com muita frequência no verão e certifique-se de que o solo esteja sempre úmido, principalmente se estiverem em vasos. No inverno, por outro lado, devem ser regadas apenas ocasionalmente, quando o solo começa a secar.

Depois de florescerem, não precisam de muita água, mas ainda assim é importante regá-las pelo menos uma vez ao dia.

Atenção: esta planta é muito sensível às variações do pH do solo em que mergulha as suas raízes. Portanto, é preferível usar água da chuva ou água à temperatura ambiente, mas nunca muito fria.

Temperatura e luz

Ao contrário do que se possa pensar, as hortênsias não gostam de luz direta. É melhor colocá-los em um local claro em seu jardim ou varanda, mas não sob a luz solar direta.

A temperatura ideal para as hortênsias é de 18°C. Evite temperaturas muito altas, muita luz e muito calor. Isso pode desencadear a perda do caule.

No inverno, as hortênsias toleram bem o frio. Se preferir, pode colocar a planta dentro de casa, mantendo-a perto da janela, mas longe de fontes de calor como radiadores ou aquecedores.

Quando é melhor podar hortênsias?

Se suas hortênsias ainda são jovens, não há necessidade de podá-las. Em geral, você deve podá-los todos os anos a partir dos três anos de idade. A melhor época é no início do outono, mas depende da variedade.
Para podá-los adequadamente, use tesouras esterilizadas para remover galhos improdutivos e galhos velhos, que geralmente estão secos e fracos. Deixe pelo menos dois botões em cada ramo.

Galhos secos com mais de 5 anos devem ser removidos na base para arejar a planta e evitar o aparecimento de fungos, mofo ou infestação de pragas.

Solo

Como mencionado, a cor das flores depende do pH do solo. Se a acidez do solo mudar, a cor de suas flores também pode mudar, por isso essa planta já foi considerada mágica.
Escolha solo bem drenado e rico em turfa para suas hortênsias. Se seu solo for ácido, sua flor ficará azul. Se você tiver solo calcário, as flores alternarão entre rosa e vermelho.

Quer fazer uma festa para colorir? Aqui vão algumas dicas para mudar a cor de suas hortênsias:
Se quiser que suas flores fiquem azuis, enriqueça seu solo com sulfato de alumínio: basta dissolver 200 g do produto em uma boa quantidade de água de irrigação e distribuir ao redor da raiz. Considere fazê-lo no início da primavera!

Outra dica: se as flores são rosa e você gostaria que ficassem azuis, pode tornar o solo mais ácido adubando-o com borra de café.

Para ter hortênsias vermelhas, você deve agir no pH do solo adicionando cinzas ou cal. Misture um pouco de cinza de madeira (fria claro!) com bastante água e espalhe a solução pela base da planta. Regue um pouco e logo você verá as flores ficarem vermelhas!

Adubação

Você deve fertilizar suas hortênsias com muita frequência, especialmente durante o período imediatamente anterior à floração.

Idealmente, você deve fertilizar uma vez por semana com um composto rico em potássio que pode ser diluído diretamente na água com a qual você rega sua planta.

Vaso

Você gostaria de cultivar suas hortênsias em vasos? Esteja ciente de que este arbusto cresce abundantemente e que suas raízes ocupam muito espaço. Portanto, escolha vasos com diâmetro de pelo menos 40 cm se a hortênsia for pequena. Se, pelo contrário, a hortênsia for de tamanho médio, opte por vasos maiores com diâmetro mínimo de 60 cm.

Doenças e parasitas

As hortênsias, como muitas outras  plantas, infelizmente podem ser atacadas por pragas ou doenças.

Se a planta parecer disforme e as flores forem anormais, pode ser micoplasma. Nesse caso, o único remédio é remover completamente as partes afetadas.

Os pulgões ou ácaros, que comumente atacam a planta, podem ser mais facilmente eliminados com um remédio natural à base de água e sabão de Marselha, a ser pulverizado diretamente nas partes afetadas. O sabão de Marselha atuará como um inseticida perfeito que manterá todos os pulgões afastados!

Os mofos também são muito comuns e podem ser controlados com uma mistura de duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio e um litro de água aplicada diretamente na planta. Este pó branco, conhecido por suas propriedades de limpeza, também é conhecido por suas propriedades antimofo e desodorizantes.

Finalmente, sua planta pode ser atacada pela cochonilha, que pode ser eliminada com a ajuda de muitos remédios naturais. Um dos mais eficazes continua sendo o sabão de Marselha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *