Se existe uma planta de interior perfeita para trazer frescor e elegância ao lar, sem dúvida é a orquídea. Frequentemente rouba a cena de outras plantas domésticas. E não é à toa que, se ela chama tanto a atenção, é porque suas flores brilhantes podem aparecer até três vezes ao ano em cores muito variadas, oscilando entre branco, rosa pálido, amarelo, ciclâmen e roxo. Ainda mais surpreendente, algumas pétalas são até salpicadas ou misturam diferentes tons de cor. Então, se você tem alguns em casa, é uma ótima oportunidade. Mas, para explorá-lo ao máximo, você deve necessariamente identificar suas necessidades para que ele possa florescer nas condições mais ideais.
Já, antes de tudo, você precisa conhecer a origem da sua planta e o clima de onde ela vem para entender melhor o tipo de cuidado que ela requer em termos de luz, umidade e temperatura. Vários fatores também devem ser levados em consideração para que suas orquídeas floresçam de forma sustentável.
-
Verifique a saúde da sua orquídea
Você percebe, com pesar, que as folhas começam a enrolar? Isso é um sinal de que sua orquídea está com dor e precisa de mais atenção para se reerguer. Talvez você tenha estado muito ocupado ultimamente e negligenciado um pouco… Lembremos que as causas mais comuns de folhas enrugadas derivam da falta ou, pelo contrário, do excesso de água, doenças repentinas ou baixa umidade. Um bom diagnóstico de seu crescimento deve ajudá-lo a identificar melhor a origem de seu desconforto e remediá-lo.
-
Certifique-se de que tem luz suficiente
A luz desempenha um papel essencial no crescimento de sua orquídea. Talvez ela apenas sinta falta disso? Ou vice-versa, é provável que ela fique muito exposta ao sol e sofra com isso. Novamente, você absolutamente precisa conhecer suas necessidades de luz para não cometer erros. De acordo com o tipo, dê a quantidade certa de clareza para que floresça. Caso contrário, inevitavelmente acabará adoecendo se não receber luz suficiente ou se, pelo contrário, ficar muito exposto por horas.
-
Dê-lhe comida adequada
Você sonha com floração abundante? Portanto, não há segredo, sua ingestão nutricional também deve ser levada em consideração. Deve ser fornecido com o adubo correto que possa suprir todas as suas necessidades. Observe, no entanto, que o valor varia de acordo com a época do ano. Nesse sentido, aconselhamos fortemente que você mantenha o cronograma de fertilização até o final da floração de sua orquídea.
-
Mantenha suas orquídeas úmidas e bem hidratadas
A falta de umidade é suficiente para que sua orquídea fique sombria! Sim, joga muito. Portanto, certifique-se de que ela obtenha boa umidade ambiente para florescer em boas condições. O pequeno truque: use um fertilizante foliar hidratante para nutrir melhor as folhas e, assim, estimular a floração.
-
Troque de panela
Ai, sua orquídea não floresce há algum tempo, mas isso é de se esperar, então veja como ela está sufocada naquele vasinho apertado! Sua planta precisa de mais espaço para crescer e florescer. Em seguida, tente movê-lo para uma panela maior para sentir a diferença. Na maioria das vezes, transplantar a orquídea para um novo vaso com terra fresca é uma solução imparável.
-
tratamento de spa
Você sabia que alguns tipos de orquídeas precisam de tratamento térmico para estimular a floração? O seu pode ser. Nesse caso, o ideal seria colocá-los em um saco plástico com uma banana madura e fechar bem. Deixe-os assim por alguns dias para criar uma atmosfera quente e úmida que favorecerá muito a floração.
-
Estimulação da raiz
Ah, sim, alguns jardineiros experientes também recomendam raspar suavemente as raízes das orquídeas com uma faca afiada para estimular o crescimento e a floração também. Você deve seguir este sábio conselho!
-
Cortando a ponta da folha
Por fim, se notar que as folhas estão crescendo em massa e até parecem sufocar a planta, não hesite em cortar delicadamente a ponta da folha para liberar a pressão para que a orquídea possa florescer adequadamente.
Por que minha orquídea tem folhas, mas não tem flores?
Você está com problemas porque suas orquídeas definitivamente não podem florescer como você queria? Várias razões podem explicar isso. Você precisa detectar o que está bloqueando. Vejamos os possíveis culpados:
Este é definitivamente o erro mais comum: quando esta planta não floresce como deveria, provavelmente é porque falta luz. Realmente tudo depende da sua espécie. As orquídeas “Phalaenopsis” geralmente são suficientes para a luz filtrada pelas janelas, mas muitas outras variedades (dendrobium, oncidium, cymbidium, etc.) precisam de muito mais luz para florescer.
-
As raízes não estão em boas condições
Já olhou as raízes? Na verdade, as orquídeas trabalham em equilíbrio entre suas raízes, suas folhas e suas flores. Basta um elo fraco para bloquear o processo de crescimento! Assim, quando as raízes estão perfeitamente saudáveis, nascem lindas flores. Desconfie de aparências muitas vezes enganosas: não é incomum ver orquídeas com folhas e flores de beleza ilusória, porque quando replantadas descobrimos um sistema radicular em estado lamentável. E se as raízes apodrecerem na fonte, a planta acabará morrendo rapidamente, especialmente se não for replantada a tempo.
As variedades mais populares de orquídeas são Monopodial, Phalaenopsis e Vanda. Eles crescem a partir de um único caule central com folhas de cada lado. Cada folha deve ser pelo menos tão grande quanto a folha anterior. Normalmente deve haver pelo menos uma ou duas novas folhas por ano. Você deve procurar o próximo pico de floração em orquídeas monopodiais da base na parte inferior de uma folha.
As orquídeas florescem naturalmente em seu próprio ritmo . Se você forçá-los a florescer fora de seu ciclo natural de floração na estufa, eles não crescerão adequadamente. Você descobrirá que a maioria das novas folhas e raízes são reveladas durante o verão, as pontas aparecem no outono e a floração ocorre do inverno à primavera.
Além disso, as orquídeas têm sinais naturais que lhes dizem que a estação de crescimento acabou e é hora de florescer . Mas diga a si mesmo que o atraso na floração também pode resultar de mudanças bruscas de temperatura ou falta de luz. Ou seja, as duas principais características da estação natural são o abaixamento da temperatura no outono e os dias cinzentos que provocam menor luminosidade. Observe que algumas orquídeas são mais sensíveis à queda de temperatura e outras à luz.
Agora que você tem mais informações sobre os fatores que podem influenciar no crescimento de sua orquídea, saiba que sua espécie só florescerá abundantemente se crescer em condições ideais. Sua floração costuma ocorrer no final do inverno e início da primavera e novamente no outono, assim como as begônias, por exemplo. Mas como saber se suas orquídeas continuarão florescendo ou não? A melhor maneira seria observar regularmente os caules das flores de sua planta. Se ainda tiverem botões florais (cobertos de brácteas), então você tem muita sorte, é a prova de que sua planta continuará florindo.