A canela é um tempero delicioso e muito utilizado na cozinha, principalmente no preparo de sobremesas. No entanto, poucos a cultivam em casa, apesar de serem muito versáteis e fáceis de cuidar, podendo ser cultivadas tanto em ambientes internos quanto externos.
Esta planta maravilhosa requer poucos cuidados, mas é necessário seguir alguns cuidados para que ela cresça bem. A canela pode atingir 15 metros de altura, mas, se mantida em vaso, dificilmente passa de um metro de altura.
Você pode cultivar canela de duas maneiras:
a partir de sementes ou estacas. Se optar por reproduzi-la por meio de estacas, basta um galho saudável de outra árvore e fazê-la produzir raízes. Se, por outro lado, optar por plantar as sementes, terá que obtê-las em lojas especializadas e plantá-las em local não exposto ao sol.
Em ambos os casos, após cerca de 4 meses será necessário transplantá-los para os vasos maiores e mais definitivos. Lembre-se que quanto maior o vaso, maior será a planta.
A primeira colheita pode ser feita após 2 ou 3 anos e depois a cada 2 anos. Pode parecer muito tempo, mas quanto antes você começar, mais cedo poderá desfrutar dessa planta maravilhosa.
Se a planta atingir dimensões muito grandes, é possível podá-la.
Para colher a canela basta cortar os galhos quando atingirem 3 centímetros de diâmetro e coloração arroxeada, a cerca de 5 centímetros do tronco principal.
Para usar a canela, retire a casca dos galhos que cortou. Se for muito difícil, você pode mergulhá-los por algumas horas. É apenas a casca externa que é comestível, não a parte interna.