Pensando em sair de casa nas férias e preocupado em deixar suas plantas sem vigilância? Existem algumas dicas simples e práticas que garantem o cuidado permanente das plantas onde quer que você esteja. Descubra alguns métodos que os protegerão por muito tempo contra qualquer ressecamento.
Às vezes saímos de casa por alguns dias, deixando para trás nossas lindas plantas. Com uma boa manutenção preliminar, eles têm mais chances de resistir até o nosso retorno. Algumas técnicas de irrigação, como a irrigação por gotejamento, criam um ambiente úmido para as plantas, o que as mantém irrigadas por longos períodos de tempo.
Então, como você rega suas plantas quando não está em casa?
Para criar um ambiente agradável, algumas flores ou plantas são cultivadas em nossos interiores para dar mais calor à nossa casa. Com um toque floral, você pode transformar seu apartamento apertado em um lugar agradável para se viver. Quando viajamos, algumas plantas murcham ou morrem antes mesmo de voltarmos. Para evitar esse tipo de situação, adote algumas técnicas.
Use uma corda para regar suas plantas
Ao contrário das plantas que podem ficar vários dias sem água, outras precisam de muito mais manutenção. Para manter um nível de umidade suficiente para o seu vaso de plantas, você precisará de um recipiente com água, como um vaso decorativo ou um balde de plástico. Mergulhe nele sua corda de algodão, que você cortará cuidadosamente e introduzirá em seu vaso de flores. Empurre delicadamente a corda alguns centímetros para não danificar as raízes da sua planta. Em seguida, polvilhe sua corda com terra para vasos. Resultado: um sistema capilar se formará e permitirá que a água suba pela corda para regar suas flores gota a gota. É um sistema clássico de rega que permitirá que a água penetre no solo para o deixar húmido. Bolas de argila também fazem maravilhas. Ricos em minerais, eles permitem tanto nutrir sua planta quanto armazenar e recuperar água permanentemente.
Goteje a água de suas plantas
O outro truque para alimentar bem sua planta é o gotejamento. Uma técnica de irrigação passiva que você mesmo pode criar. Isso consiste em deixar sua planta bem regada por dias ou até semanas. Para operar este sistema, você precisará de uma garrafa de plástico que deve ser perfurada com uma agulha em sua parte superior. No dia da sua partida, basta regar as flores como de costume e encher a garrafa com água suficiente e depois devolvê-la rapidamente ao solo. Os pequenos orifícios na garrafa permitem que a água penetre gradualmente no solo. Com este sistema de irrigação permanente, sua planta permanecerá em condições de vida confortáveis.
Dê um banho nas suas plantas!
Antes de viajar, você pode encher sua banheira ou pia em sua cozinha ou banheiro com alguns centímetros de água. Seu vaso já furado na base receberá uma quantidade de água que alimentará o solo da planta. Ao fazer isso, seu vaso de flores receberá a quantidade necessária de água por vários dias. Vasos de flores que produzem o mesmo efeito estão disponíveis no mercado. Eles têm um fundo duplo que funciona como um tanque de água integrado. Você também pode usar água em gel, uma opção significativa. Ao inseri-lo no solo, o saco que dura cerca de um mês vai se transformando gradualmente em água e regando sua planta.
Opte pela estufa de plástico, uma dica para regar as plantas
Se você deseja garantir uma boa saúde para suas plantas, providencie um saco plástico com o qual cobrirá seu vaso. Reserve um tempo para primeiro regar sua planta usando uma das técnicas mencionadas anteriormente e depois cubra-a. Certifique-se de que o saco não esteja muito apertado ou corre o risco de esmagar as folhas. Esta técnica requer que as plantas sejam colocadas na sombra, longe da luz solar direta. O ar no saco pode esquentar com o sol e matar sua planta.
Assim, você terá antecipado bem a sua partida. A umidade no solo de sua planta regada evaporará e formará gotas de água no plástico. Eles então cairão de volta em sua planta.
Cuidado:
Para que essas técnicas de rega funcionem, você não deve negligenciar a manutenção geral de sua planta. Limpe-o retirando folhas ou flores desbotadas e quaisquer ervas daninhas. Além disso, algumas plantas precisam de luz para sobreviver, neste caso privilegie os cantos claros da sua casa.
Para proporcionar condições ideais de sobrevivência às suas plantas de interior quando sair de férias, siga estas poucas técnicas e as suas flores não sofrerão com a sua ausência!