Sem alho, nossos pratos seriam tão insossos. Às vezes, apenas alguns cravos são suficientes para apimentar e dar sabor ao prato mais insípido. É claro que este condimento tem um lugar privilegiado na nossa despensa. Mas, a propósito, você não gostaria de ter bastante na cozinha? Claro que é possível. Basta cultivá-lo em casa! Oops, você não tem um jardim ou horta? É o seu dia de sorte: graças ao nosso pequeno truque, você nem precisará dele. Basta pegar alguns palitos de dente e você terá pedaços de alho fresco em abundância. Vamos lá, vamos começar?
Como cultivar alho em casa?
O alho é essencial em todas as cozinhas. As suas polpas podem ser decompostas de várias formas: cortadas, moídas em puré, em pó, em grânulos… Podem ser comidas cruas, salteadas, marinadas, cozidas a vapor, etc. Mas o alho está ganhando popularidade especialmente em nossos jardins. Mais e mais pessoas estão entrando nessa cultura doméstica. E não há necessidade de ter um polegar verde, até mesmo os iniciantes podem facilmente cultivá-lo e esperar uma colheita abundante. Você deve saber que o alho vem em diversas variedades. O que é bom, pois você terá a opção de selecioná-los de acordo com seus gostos e receitas diárias.
Aqui estão as duas categorias principais:
- Alho de pescoço duro, também conhecido como “alho em pau”. Forma um caule de semente central rígido e produz flores de alho. Tem um sabor forte e picante, mas sua vida útil é bastante curta.
- Alho de pescoço mole cuja parte superior do caule permanece macia e flexível. Não produz flores de alho. Seu sabor é mais sutil e mais doce. E esse tipo de alho pode ser armazenado por seis meses ou mais.
Cresça em casa a partir de um dente de alho
Então, a pergunta que queima seus lábios: como cultivar alho em casa? Você só precisa seguir alguns passos diligentemente.
- Esta primeira fase deve ser observada religiosamente: pegue um dente e corte imediatamente o alho pela parte apical. Os brotos se formarão ali, enquanto as raízes crescerão a partir da base.
- Em seguida, coloque 3 palitos, não dentro, mas entre as fatias, cada um projetado para cobrir 120° de circunferência. Disponha-os de cima para baixo a 45°.
- Agora vamos ao próximo passo: coloque a cabeça de alho em um copo, que ficará suspenso devido à presença dos palitos.
- Em seguida, despeje a água no copo de forma que cubra a base do alho em cerca de 1 cm.
- Agora tudo o que você precisa fazer é manter o vidro em um local claro. Agora deixe a natureza fazer o seu trabalho.
- Depois de uma semana, retire os palitos e a pele. Separe os brotos de alho, plante-os com 10 cm de distância e deixe-os sair do chão.
- Lembre-se de regá-los semanalmente.
Como plantar alho em um vaso?
Se você não tem horta e quer cultivar alho em vaso, não é complicado. Para plantar esse condimento, separe a cabeça do alho em dentes individuais. Guarde as vagens maiores para plantar e use as menores para sua próxima refeição. Consiga um vaso de 30 cm de diâmetro e 20 cm de profundidade, com furos para drenagem.
Agora vamos ao que interessa:
- Empurre cada dente na mistura de envasamento com o dedo, aponte para cima, de modo que a base fique cerca de 3 polegadas abaixo da superfície do solo. Mas, lembre-se que o solo vai assentar um pouco depois de regar.
- Ponto importante: certifique-se de espaçar seus pods cerca de 3 a 4 polegadas, especialmente evite espremê-los uns contra os outros. Porque, para formar cabeças grandes, eles precisam de espaço.
- Depois que as vagens forem plantadas, regue-as e coloque uma camada de cobertura morta (1 a 2 polegadas de espessura) sobre o vaso. Essa camada ajuda a isolar os bulbos, principalmente no inverno.
- Para um bom crescimento, certifique-se de que o solo do vaso seja rico, bem drenado e bem exposto à luz. Mas, para que cresçam em ótimas condições, a melhor época para o plantio é no outono. Os bulbos florescem melhor em temperaturas baixas.
- Atenção: é fundamental manter a panela suficientemente úmida durante toda a vida do alho. Sim, você entendeu, deve ser regada com frequência nos próximos 8 a 9 meses, inclusive durante os meses frios.
Depois de dominar o cultivo de alho em vasos, você entenderá que a falta de água é a principal culpada pela morte dos bulbos.
No início da primavera, você ficará encantado ao ver o surgimento de pequenos brotos verdes. Espere mais um pouco, logo eles se tornarão grandes hastes verdes. Enquanto isso, coloque a panela de alho de volta ao sol e continue a regá-la regularmente. Para estimular o crescimento, na superfície do solo, polvilhe 2 colheres de sopa de adubo orgânico granulado adequado para bulbos de alho. Você verá, por volta de junho, uma haste de flor encaracolada mostrará a ponta do nariz. Você terá que cortá-lo para desviar a energia da planta para o crescimento de um bulbo maior. A partir daí, basta esperar que a planta cresça lentamente, até que a folhagem fique cerca de 50% amarela. Então será o momento certo para a colheita!
Quando podemos colher alho?
Geralmente, as folhas de alho começam a amarelar no início do verão. Assim que notar que estão meio amarelados, pode esvaziar a panela e desenterrar as cabeças de alho. Os bulbos agora estão prontos para serem colhidos! Um conselho: não atrase a colheita, porque os bolbos acabam por abrir e conservam-se menos bem quando são colhidos muito tarde. Como removê-los sem danificá-los? Usando um garfo, desenterre-os com cuidado. Pronto, vai economizar muito dinheiro, pois a partir de agora não vai faltar alho em casa!