A cúrcuma é um ingrediente recorrente na culinária asiática. Este belo tempero amarelo brilhante melhora seus caril e ensopados e é muito fácil de cultivar em casa. Neste artigo, compartilhamos com você o método para cultivar açafrão em casa.
Se você acha que o açafrão é um daqueles ingredientes difíceis de cultivar em casa, pense novamente. De fato, como o gengibre que pode ser cultivado a partir de seu rizoma, o açafrão pode ser facilmente cultivado em um jardim ou simplesmente em sua varanda.
Características da cúrcuma
Se o termo “cúrcuma” é usado principalmente na culinária, é originalmente o nome dado à planta tropical de onde vem. Originária do Sudeste Asiático e da Índia, faz parte da família Zingiberaceae e é ela que está na origem da famosa especiaria que todos conhecemos. Também é conhecido como açafrão indiano.
Condições para plantar açafrão
Para plantar esta herbácea perene, você precisará atender a algumas condições: Um solo rico, drenante e fresco, bem como uma exposição em uma área bastante ensolarada, mas longe do vento. Por outro lado, a exposição total ao sol não é recomendada.
O período de plantio da cúrcuma é entre fevereiro e maio, enquanto o da floração começa em junho e termina em setembro. Você pode cultivá-lo em um vaso com solo arenoso ou no solo. Já as inflorescências começam a aparecer após três anos.
Cúrcuma em crescimento
Para melhor manter e cultivar esta planta perene, aqui estão as condições que você precisará respeitar:
- Deve-se ter cuidado para garantir que o substrato esteja suficientemente umedecido. Assim que sentir que a planta precisa de rega, borrife as folhas com água da chuva.
- Desde o início da primavera, certifique-se de trocar o solo se cultivar a planta em um recipiente.
- Adicione fertilizante líquido todos os meses durante o período de floração. A planta requer fósforo.
- Assim que você vir caules secos e folhas mortas, remova-os.
Em relação à multiplicação da cúrcuma, é no período da primavera que ela pode ser realizada. Para isso, é necessário dividir o rizoma que deve ter uma ou mais gemas.
Colher açafrão
Assim que as folhas ficarem secas, a colheita da cúrcuma pode começar. Para extrair o tempero, comece fervendo os rizomas para amaciar a pele. Remova cuidadosamente este último e coloque os rizomas em um recipiente que você exporá ao sol. Portanto, será mais fácil triturá-los quando estiverem secos.
Quais são os outros usos da cúrcuma?
Além de seu uso culinário, a cúrcuma também pode ser usada como planta ornamental ou mesmo ser explorada por suas propriedades aromáticas. É também um anti-inflamatório natural que também possui benefícios digestivos, antioxidantes e muitos outros para a saúde.
Pragas e doenças
Ocasionalmente, a folhagem pode estar sujeita a picadas de ácaros. Para evitar isso, você pode pulverizar um spray cheio de estrume de urtiga fermentado.
Além disso, evite afogar a planta, caso em que o rizoma provavelmente apodrecerá. Nesse caso, apenas certifique-se de evitar esse inconveniente com um solo drenante.