Orquídeas: 11 dicas simples e eficazes para reanimá-las

Entre as plantas mais atraentes que todos desejamos dentro de casa estão as orquídeas. Mas quem realmente conseguiu fazer isso depois de comprá-los? Porque a tarefa mais difícil é manter a floração o maior tempo possível e assim poder dar à luz novos rebentos.

As orquídeas são uma das plantas mais populares e apreciadas. Possuem tons claros e exóticos, além de conferirem um toque de classe e personalidade aos espaços onde se encontram. É uma planta perene de clima tropical, mas requer cuidados específicos de jardinagem.

A orquídea é uma das plantas de casa mais refinadas e elegantes, por isso é comum que os admiradores dessa flor fiquem frustrados quando a folhagem perde o brilho e a planta começa a murchar. No entanto, não devemos desistir. Para uma orquídea florescer é simples: basta saber o procedimento.

No restante do ensaio, você verá como cuidar de orquídeas através de 11 dicas práticas e fáceis de realizar, mesmo para quem, infelizmente, não tem o dedo verde.

1. Examine as raízes antes de regar

Para determinar se sua orquídea precisa de água, preste atenção na cor e na aparência de suas raízes.

Quando a casca fica opaca e acinzentada, significa que é possível regá-la. Se suas folhas estiverem brilhantes e verdes, elas não precisam de água.

2. Cuidado com o excesso de água

A causa mais comum de as orquídeas não crescerem o suficiente é a rega excessiva. Isso faz com que as raízes apodreçam, o que causa a morte da planta. Pulverize abundantemente, uma vez por semana, e tendo em conta os primeiros conselhos. Porém, o mais importante é que o vaso escorra bem, nunca deixe água no pires e evite, se possível, regar o miolo da planta.

3. Pulverize as folhas

Lembre-se de regar suas folhas de orquídea regularmente usando um aspersor. Se possível, faça isso uma vez por dia. Fazendo isso, você mantém a umidade perto da sua planta que é muito importante para ela.

4. Use uma bandeja para umidificadora

Para umidificar o ar ao redor, você pode colocar uma cama de pedras de barro ou cascalho em uma bandeja e colocar seu vaso de orquídeas por cima. Certifique-se de que há sempre água no fundo do prato. A argila ou cascalho impede que as raízes fiquem de molho na água para evitar o apodrecimento.

5. Adubação moderada

As orquídeas não precisam de muita nutrição. Claro, você pode usar fertilizantes especiais para orquídeas, mas os fertilizantes orgânicos caseiros são igualmente eficazes. Por outro lado, preste atenção ao excesso, certifique-se de diluir o fertilizante e não ultrapasse uma vez a cada quinzena.

Fertilize sua planta com nitrogênio quando ela estiver na fase vegetativa, quando estiver desenvolvendo novas folhas. Se sua planta estiver florescendo, ajude-a dando-lhe um fertilizante rico em potássio. Se você não sabe se sua orquídea está florescendo ou crescendo, alterne os dois fertilizantes.

6. Limpe as folhas

É importante limpar as folhas das orquídeas de vez em quando, pois geralmente ficam cobertas de poeira ou cal dos respingos de água. Para isso, basta usar um pano úmido. Tenha cuidado para não usar cera em vegetais, pois eles podem fazer mais mal do que bem.

7. Cuidado com o calor

As orquídeas adoram umidade e odeiam clima quente. Portanto, o aquecimento no inverno não é muito popular. Na verdade, ele seca o ar em nossas casas. No inverno, evite manter a planta em uma sala superaquecida ou perto de uma fonte de calor.

8. Mude-os

As orquídeas são cultivadas em vasos. Portanto, é fácil movê-los de acordo com as estações do ano, sempre dando a eles a melhor posição. Por exemplo, você pode manter suas orquídeas na sala de abril a outubro e no banheiro no inverno para que não tenham que suportar o ar quente e seco da sala.

9. Deixe-os descansar

Dê uma folga à sua orquídea de vez em quando. Quando você perceber que sua planta está saudável, mas não floresceu em 3-4 meses, coloque-a em uma sala fria a cerca de 15 ° C por 3 semanas e regue com menos frequência. Suas plantas logo agradecerão com novas flores.

10. Após a floração

Após a floração, quando todas as flores do caule tiverem murchado, corte o caule acima de um “olho” para acionar outra flor. Muitas vezes, após a segunda floração, as hastes secam completamente, considere cortar na base.

11. Replantar

Não é necessário transplantar orquídeas todos os anos. Só faça isso se vir as raízes da sua planta crescerem muito além do vaso. Isso acontece aproximadamente a cada dois ou três anos. Não transplante durante a floração e verão.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *