Não há dúvida de que preparar um cacto para florir pode ser difícil e demorado, mas não é impossível! Apenas cuide dela durante todo o ano se quiser vê-la florescer durante a estação de crescimento.
Vamos avisá-lo, muitas vezes preparar um cacto para florir não é uma tarefa fácil. Isso pode levar muito tempo e esforço, e às vezes você sente vontade de arrancar o cabelo porque não importa o que você faça, não parece que está florescendo.
Mas depois de alguns estágios de floração dos cactos, é um fato bem conhecido que é difícil fazer os cactos florescerem dentro de casa. Isso se deve principalmente ao fato de que o cacto não está em seu ambiente nativo e ideal.
Nossas casas geralmente não são tão quentes ou secas, no entanto, existem algumas coisas diferentes que podemos fazer para ajudar os cactos a começarem a florescer. Vamos começar com o básico de flores de cacto.
Afinal, que tipo de cacto floresce?
O cacto verde é uma planta com flores, então qualquer cacto pode florescer desde que esteja maduro e saudável. Mas há muito mais que precisa ser feito para que um cacto maduro floresça. Outros tipos de cactos são conhecidos por sua capacidade de florescer facilmente:
- cacto
- cacto de natal
- cacto de páscoa
- Bolívia
- Variedades de cactos de ouriço
- cacto anão
Vale a pena notar que mesmo os cactos maduros não florescerão a menos que sejam devidamente cuidados e vivam no ambiente certo. Mesmo que tenha todas essas coisas, os cactos passam por um período de dormência durante o inverno, o que os impede de florescer.
Mas como saber se meu cacto tem todas essas coisas?
Para iniciar a análise, ao comprar um cacto, compre um que já esteja florescendo. Dessa forma, você saberá que está maduro e pronto para florescer. Em seguida, siga todos os requisitos básicos de cuidados com os cactos, como luz e água, e certifique-se de estar sempre atento e adaptável às diferentes estações do ano.
Tempo
Veja, pode levar até 30 anos para um cacto florescer, então não deixe de comprar mudas que floresceram ou floresceram no passado.
Também vale ressaltar que só porque foi aberto uma vez, não significa que será aberto novamente em um determinado momento. Quanto tempo leva para um cacto florescer depende de quão bem você cuida dele e da qualidade do seu ambiente.
Os cactos precisam de muita luz como se ainda estivessem no deserto. O melhor lugar para colocar um cacto em sua casa é na janela mais quente voltada para o sol, onde receberá a luz solar mais direta.
Se você optar por colocar o cacto em um local diferente, certifique-se de que ele ainda receba pelo menos 6 horas de luz solar direta.
Você também tem a opção de usar luzes artificiais para ajudar seus cactos se achar que eles não têm luz suficiente. As luzes artificiais de cultivo também são muito úteis no inverno.
Saber que um cacto é uma planta de baixa manutenção não significa que você pode sentar e esquecê-lo. Você deve verificar seu cacto com frequência, especialmente depois de apresentá-lo ao novo lar, para garantir que ele esteja se ajustando bem.
Cuidado
Podemos dizer que seu cacto sinalizará se algo estiver errado, especialmente se houver pouca ou muita luz.
Se o seu cacto não estiver recebendo luz suficiente, você poderá notar uma leve descoloração em suas folhas ou caules, ou até mesmo o cacto lutando para se expor ao sol.
Se isso acontecer, mova-o lentamente para o sol ou adicione luzes artificiais quando o sol se desvanecer.
Há sempre uma chance de que seu cacto receba muita luz solar direta. Muita luz solar pode causar a queima de cactos. Se isso acontecer, você notará que a queimadura solar na pele do cacto é preta, áspera e talvez até com calos.
Também pode causar descoloração e desbotamento dos cactos quando expostos a muita luz solar. Se o seu cacto recebe muito sol, basta afastá-lo de uma janela onde o sol seja menos direto e menos intenso.
Não exagere na água
Saiba que os cactos não precisam de muita água. Sendo do deserto, eles armazenam água em seus caules e folhas para lidar com os longos e quentes períodos de seca a que estão acostumados no deserto.
Dica: Para saber quando regar um cacto, sinta a superfície do solo (terra). Se estiver seco, regue a planta. Se ainda estiver úmido, você pode esperar um pouco antes de regar.
Mesmo que você regue o cacto apenas uma vez por semana ou menos, se o cacto não tiver drenagem suficiente, as raízes permanecerão na água e apodrecerão facilmente, causando danos permanentes à planta.
Se isso começar a acontecer, você notará que as folhas e caules do cacto estão ficando mais macios e soltos.
Para evitar essa podridão da raiz, não apenas evite regar demais os cactos, mas também tome certas precauções ao envasá-los.
Procure sempre um vaso com orifícios de drenagem para o seu cacto e coloque uma camada de pedrinhas no fundo do vaso para uma drenagem ideal.
Certifique-se de usar solo de envasamento especial para o cacto, em vez de solo de envasamento regular, que retém muita umidade. Usá-lo também pode causar podridão de raízes em mudas.
Adubo no cacto
Os cactos são plantas muito vigorosas e não requerem o uso de fertilizantes. Saiba que todos os cactos prosperarão com água e luz suficientes.
Se você quiser dar um impulso extra ao seu cacto e garantir que ele tenha os nutrientes valiosos para florescer, dar uma dose de fertilizante não prejudicará a planta.
Escolha sempre um fertilizante especial para cactos ou um fertilizante regular com baixo teor de nitrogênio e alto teor de fósforo. Se você estiver fertilizando seus cactos, faça-o durante a estação de crescimento, primavera ou verão. Você só precisa fertilizar seu cacto uma ou duas vezes por ano.
Muitos cactos florescem em diferentes épocas do ano. Alguns cactos florescem apenas na primavera, depois de descansarem durante todo o inverno. Outros florescem em dias quentes de verão depois de armazenar muita água.