As plantas precisam de cuidados especiais para crescerem saudáveis e florescerem. De fato, as plantas com flores podem adornar espaços internos ou externos com maravilhosas flores coloridas apenas sob certas condições.
Cada planta tem suas próprias necessidades, que são diferentes das outras. Mas existem alguns truques que são universais e podem ser aplicados a qualquer planta para estimular o crescimento e a floração.
Se você tem plantas de flores que não florescem, as 11 dicas que sugerimos a seguir permitirão identificar a causa do problema e resolvê-lo para obter uma floração longa e abundante.
1. Luz
Se suas plantas não estão florescendo, provavelmente é devido à pouca exposição à luz solar. Algumas plantas com flores precisam de até 6 horas de sol por dia.
Se for esse o caso, verifique se as plantas estão recebendo a quantidade certa de luz solar.
2. Localização
Dependendo da hora do dia, algumas plantas preferem luz solar direta ou sombra parcial.
Hortênsias e azáleas, por exemplo, não devem ser expostas ao sol durante o período da tarde. Suculentas, buganvílias e rosas, por outro lado, apreciam.
3. Nutrientes
Para florescer, as plantas precisam de fertilizantes ricos em nutrientes como o fósforo, que estimula a floração, o enraizamento e a fotossíntese.
Para uma floração abundante, use um fertilizante que contenha potássio, nitrogênio e fósforo.
4. Excesso de fertilizante
Como dissemos antes, fertilizar uma planta é importante para sua saúde. No entanto, os fertilizantes devem ser usados com moderação.
O solo para vasos superfertilizado dificulta a absorção de água pelas plantas, fazendo com que murchem.
5. Poda
A poda de uma planta é importante para mantê-la saudável e estimular a floração. Quando bem feito, pode prolongar a vida útil da planta.
Obviamente, é importante saber quando podar a planta para evitar a eliminação dos brotos e, portanto, das futuras flores.
6. Evite cortar os brotos
A poda é uma operação muito delicada, pois basta um pequeno erro para cortar os brotos e, portanto, comprometer seu crescimento e floração.
Você tem que reconhecer o novo e o antigo crescimento e depois cortar os galhos que já deram suas flores.
7. Corte os rebentos
Um otário é um broto de raiz que pode ser separado e plantado em outro local. Para não enfraquecer a planta mãe, recomenda-se cortar os rebentos, que possuem sistema radicular próprio e podem “roubar” nutrientes da planta mãe.
Corte as ventosas assim que elas aparecerem.
8. Remova as flores mortas
Se suas plantas estão tendo problemas para crescer e se desenvolver, elas podem estar infectadas com pragas ou ter uma doença.
Verifique as folhas da planta em busca de insetos ou fungos. Para eliminá-los, você pode usar produtos naturais, como sabão preto ou uma decocção de alho.
9. Temperatura
O frio e a geada podem danificar os brotos que produzem flores e até mesmo fazer com que morram, impedindo que a planta floresça.
Proteja as plantas do frio até o final do inverno.
10. Tamanho do pote
Se você cultivar plantas em vasos muito grandes, elas crescerão demais em detrimento das flores.
O vaso deve ter tamanho adequado para que haja um equilíbrio correto entre raízes e flores.
11. A planta atingiu a maturidade
As plantas florescem quando atingem o estágio de maturidade. Algumas espécies amadurecem mais cedo do que outras.
Verifique o tempo médio de maturidade de sua planta para poder determinar se é necessário esperar mais para ver as primeiras flores.